Associações e cooperativas de produtores rurais do Acre iniciam nesta terça-feira (26) a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na capital do estado. A previsão é que sejam ofertados 150 toneladas de alimentos em benefício de cerca de 9 mil pessoas em situação de insegurança alimentar. O investimento da Conab nesta etapa é de R$ 373 mil, que serão pagos aos 61 agricultores familiares para a produção de frutas, hortaliças e outros gêneros.
As propostas do PAA foram firmadas no final de 2018, na modalidade de Compra com Doação Simultânea, mas a entrega dos itens produzidos em instituições socioassistenciais cadastradas ocorrerá ao longo deste ano.
O objetivo do programa é apoiar a comercialização dos diversos segmentos da agricultura familiar, inclusive de povos e comunidades tradicionais, a partir de um preço justo. Por outro lado, os alimentos adquiridos pela Companhia são doados a populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio da parceria com instituições.
Para receberem o benefício, os agricultores familiares que participam do programa devem comprovar a entrega dos produtos no Banco de Alimentos de Rio Branco (Acre). O Banco realiza a distribuição destes alimentos, em parceria com a Conab, para as entidades socioassistenciais registradas no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Fonte – Conab
Foto – Divulgação