No Pará Seaster entrega certificados conclusivos do curso de capacitação para catadores

Notícias

Na quinta-feira (8) foram entregues os certificados do curso de “Capacitação em economia solidária, cooperativismo, autogestão, cadeia produtiva de resíduos e informática” para catadores de materiais recicláveis da rede CentPará. A iniciativa integra o projeto pró-catador, desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e a Subsecretaria de Economia Solidária (Senaes), e objetiva promover melhores condições de vida e trabalho para catadores e seus familiares. Eles receberam, ainda, kits de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Para o representante da Rede CentPará, Jonas da Silva, o curso firma o compromisso assumido pela Seaster com a categoria. “Desde que iniciamos essa parceria com o governo do Estado contamos com o apoio da Seaster, inclusive pessoalmente, na figura do seu titular, em todos os eventos. Transformar a vida do cidadão é o que cursos como esse fazem. Tem gente que não sabia assinar seu nome e, graças ao aprendizado dos cursos, até voltou a estudar. Ele colabora também para nos ajudar a ver no nosso trabalho rendas extras, que podem gerar lucro e que podemos reverter na educação dos nossos filhos, por exemplo. Estamos muito felizes e gratos por essa parceria que vem dando tão certo”, afirmou.

“Os professores que nos deram aulas foram excelentes e eu aprendi bastante. Estou muito feliz em poder sair daqui hoje com um certificado em mãos”, contou Eliete Sousa Costa, uma das alunas do curso.

Sustentabilidade – Entre as temáticas abordadas no curso estão economia solidária, cooperativismo, autogestão, cadeia produtiva de resíduos e informática. O objetivo é estimular os trabalhadores a desenvolver a visão empreendedora, despertando-os para outros meios de obter renda com o lixo recolhido. A parceria objetiva atrair particularmente aqueles catadores que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que não estão adequadamente organizados em empreendimentos solidários. O projeto conta também com a emissão de documentos e NIS para que eles possam ser incluídos na rede de programas assistenciais dos governos municipal, estadual e federal.

“Tudo que eu gostaria de poder fazer hoje é parabenizar essas pessoas, esses alunos que tiraram um tempo do seu trabalho para se capacitar e conquistar esse certificado. Essa é uma politica que construímos junto com eles, com o esforço de muitos que batalharam por isto. A categoria de catadores recicláveis está inserida no novo Pará Sustentável, tema de debates do Forum Permanente do Programa Municípios Sustentáveis, realizado esta semana”, observou a titular da Seaster, Ana Cunha.

 

Fonte – Agência de Notícias do Pará

Deixe um comentário