Novo aplicativo vai ajudar órgãos de controle e fiscalização sobre preço de combustíveis

Ciência e Tecnologia

O diretor presidente do Programa de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM), Jalil Fraxe, disse que o aplicativo Hey Gas, plataforma digital lançada em Manaus, nesta quinta-feira (13), no Sebrae Amazonas, vai permitir que órgãos de controle e fiscalização possam fazer consultas diárias sobre os preços de combustíveis praticados na capital.

“Hoje, fazemos fiscalizações semanais, mas com este novo aplicativo, podermos fazer consultas diárias e isso vai nos auxiliar bastante em nosso trabalho em defesa do consumidor com relação aos preços de gasolina e outros combustíveis”, destacou o dirigente, durante evento de lançamento que reuniu convidados, empreendedores e membros da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (SEMDEC) e do Ministério Público.

O criador do Hey Gas, Léo Cunha, explica que o aplicativo foi inicialmente concebido ano passado durante evento no Sebrae Amazonas e, que, após maturação da ideia e uma série de mentorias, tonou-se realidade. O Hey Gas ajuda os motoristas de Manaus a encontrar postos de combustíveis mais próximos, além de indicar em tempo real, os postos com o preço do combustível mais barato. Os preços são atualizados automaticamente pelo sistema à medida que o consumidor pede a nota fiscal do posto de abastecimento, segundo explica Léo. “Nosso sistema fica conectado à Sefaz e aí temos como informar o preço do litro do combustível em tempo real, além de que nosso processo incentiva as pessoas a pediram a nota fiscal”, reforça.

A diretora-técnica do Sebrae/AM, Adrianne Gonçalves, destaca que o Aplicativo tem um forte potencial de mercado não só pela utilidade, mas pelo fato de incentivar o consumidor a pedir nota fiscal. “O nosso papel no Sebrae é incentivar o empreendedor, buscando os melhores caminhos e fazendo com que boas ideias como essas possam se tornar bons negócios úteis não apenas para o empreendedor, mas para toda a sociedade”, ressalta a diretora.

O aplicativo já está disponível para download gratuito somente para sistema Android, mas em breve também para IOS, segundo garante o empreendedor Leo Cunha. Até esta quarta-feira (13), o aplicativo já havia atingido cerca de 2,2 mil downloads.

 

Fonte – Sebrae/AM

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta