Há 10 anos, a Purafruta produz e comercializa frutas tropicais da região do Vale do São Francisco – tradicional polo brasileiro exportador – que atendem os mercados interno e externo. A empresa possui duas marcas de uva e manga e percebeu necessidade de modernizar as embalagens utilizadas para esses produtos até então.
Via Design Export – iniciativa desenvolvida em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Centro Brasil Design (CBD) –, a empresa foi conectada ao escritório Müller Camacho Design para desenvolver embalagens para transporte, rótulos e luvas para embalagens plásticas.
Antes da criação dos conceitos de design, a Müller Camacho Design fez a interface técnica entre o cliente e os principais fornecedores de embalagem. Os parâmetros e as limitações de tecnologia foram adotados como requisitos para adequação das soluções apresentadas à tecnologia de impressão existente, maximizando os recursos disponibilizados pelos fornecedores e otimizando o projeto.
“As frutas, especialmente no mercado externo e recentemente no Brasil, estão deixando de ser commodities para se tornarem produtos com marca. Com o mercado mais competitivo, as empresas necessitam de ferramentas de branding, como posicionamento de marca, identidade visual e design de embalagem, para conquistarem reconhecimento junto aos consumidores e, consequentemente, mais valor. Foi o que fizemos para a Purafruta, aliamos design ao melhor que a tecnologia de embalagem disponível pode oferecer”, comenta a diretora de criação Dóris Camacho.
Com os inputs de design que surgiram durante o processo, a Purafruta percebeu a necessidade de adotar uma nova estratégia de marca de produto: optou-se por manter o nome “Purafruta” para a empresa, com uma logomarca mais moderna, e adotar uma marca mais comercial para as frutas standard. “Daí o projeto de naming e identidade visual, com a seleção da marca ‘Fruzi’ por ser curta, sonora e de fácil compreensão no mercado internacional”, diz Doris. Também fez parte do projeto criar uma nova identidade visual para a marca premium Puríssima.
Nas caixas de papelão da marca standard optou-se pela linguagem do design a traço. Já nas caixas para a Puríssima, a empresa investiu num material mais sofisticado - papelão com papel revestido, o que permitiu explorar fotos e imagens na solução gráfica. “Acreditamos que as novas embalagens serão um sucesso, pois ficaram modernas, diferentes das encontradas atualmente no mercado, com alta qualidade gráfica, ideias inovadoras, com visual limpo e sofisticado”, conta satisfeita a diretora administrativa Ana Paula Medeiros.
As novas embalagens têm previsão para começar a ser exportadas no final de 2017 com grandes expectativas. “Agora as embalagens têm mais apelo visual, modernidade, clareza e reflete a imagem que a empresa deseja passar aos seus clientes internacionais”, finaliza Ana Paula.
Fonte – Apex-Brasil