O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) promoveu, nesta quarta-feira (15), o lançamento do Programa de Valorização dos Observadores Hidrológicos, que visa homenagear e reconhecer a importância do trabalho prestado por cerca de 2,6 mil brasileiros voluntários responsáveis pela coleta dos dados de chuva e nível dos rios nos quase três mil pontos monitorados pelo SGB-CPRM
Esse trabalho é realizado para gerar informações hidrometeorológicas que são disponibilizadas à sociedade por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).
“A base de dados é contínua e serve para dimensionar qualquer estrutura hidráulica, ou seja, reservatórios, para gerar energia elétrica e para abastecimento. Servem, ainda, para navegação, captação voltadas à agricultura, mas também para monitoramento de eventos extremos, como cheias e estiagem. Esse trabalho salva vidas e ajuda a gerenciar os recursos hídricos quando escassos”, destacou a diretora Hidrologia e Gestão Territorial do SGB-CPRM, Alice Castilho.
A diretora afirmou, ainda, que os equipamentos automáticos, telemétricos e de sensoriamento remoto via satélite não excluem o trabalho dos observadores. “O conjunto das estações automáticas ainda é de 20%”, informou a diretora. Além disso, conforme salientou, o uso dos equipamentos automáticos necessitam da aferição dos observadores, a fim de saberem se os dados são fidedignos. O trabalho desse grupo complementa e garante essa série contínua de qualidade.
“Os observadores são a melhor parte da Rede Hidrometeorológica Nacional, pois, por causa deles, a política nacional de recursos hídricos no Brasil é desenhada e implementada. O trabalho feito pelos observadores é um exemplo de gestão participativa em recursos hídricos em nosso país”, destacou o representante da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Tomé Leitão.
“Esses agentes são extremamente importantes na colaboração aos trabalhos realizados pelo SGB-CPRM e pela ANA”, afirmou o superintendente da Unidade Regional de Salvador do SGB-CPRM, Erison Lima, em relação ao trabalho desempenhado pelos observadores hidrológicos.
O documentário “Guardiões da Água”, produzido pela Assessoria de Comunicação (Asscom) do SGB-CPRM, homenageou os observadores hidrológicos espalhados pelo Brasil. O conteúdo está disponível no link da transmissão do evento, no Youtube, e em breve será publicado na íntegra, no mesmo canal.
O chefe do Departamento de Hidrologia (DEHID) do SGB-CPRM, Frederico Peixinho, idealizador do projeto, agradeceu a todos pela presença e salientou a importância da ação, que contribui para os trabalhos executados pelo SGB-CPRM. “Estamos trabalhando em parceria com a ANA para agregar valor à qualidade dos dados. A partir desses trabalhos, surgiu a ideia do Programa de Valorização dos Observadores Hidrológicos”, frisou Peixinho.
Iranice Brito representou os observadores hidrológicos do Brasil. Ela foi homenageada pela diretora Alice Castilho e por Frederico Peixinho em virtude das suas contribuições e colaborações feitas ao longo de 40 anos. “Quero agradecer por estar aqui representando os observadores. Obrigada pelo carinho e cuidado que tiveram comigo”, agradeceu a voluntária.
A mediadora Michelle Araújo apresentou aos presentes a cartilha digital elaborada para os observadores hidrológicos. no âmbito do programa SGBeduca, que mostra o que é feito com os dados coletados pelos observadores e de que forma são utilizadas, sendo um conteúdo geocientífico mediado para atingir um público mais amplo.
A entrega oficial da obra foi conduzida pelos profissionais do Departamento de Hidrologia (DEHID) e do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) ao superintendente da Unidade Regional de Salvador, Erison Lima.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação