Geral

OCB-AM recebe diretoria da CENTRALCOOP-AM para fortalecer ações do cooperativismo no estado

O encontro marcou a troca de informações e o alinhamento de iniciativas para ampliar o apoio às cooperativas do Amazonas.
A reunião reforçou a importância da integração entre OCB-AM e CENTRALCOOP-AM para impulsionar o cooperativismo em 2025.
As diretorias discutiram projetos conjuntos voltados ao desenvolvimento regional e à melhoria da gestão no setor.

No dia 2 de dezembro de 2025, o presidente da OCB-AM, Petrucio Magalhães Junior, e a superintendente Claudia Sampaio receberam a diretoria da CENTRALCOOP, a Cooperativa Central Agropecuária do Amazonas. Formada pela união de diversas cooperativas singulares, a CENTRALCOOP foi criada em 2018 e se consolidou como uma importante estrutura de integração e fortalecimento do cooperativismo no estado.

Sua função é organizar, integrar e fortalecer a atuação dessas singulares, oferecendo apoio técnico, operacional, comercial e institucional. A Central contribui para compras conjuntas, melhora da logística, ampliação do acesso a mercados, fortalecimento da representação política e redução de custos por meio de ações coletivas.

Desde seu surgimento, o Sistema OCB-AM tem apoiado as iniciativas da diretoria da CENTRALCOOP e, mais uma vez, colocou-se à disposição para colaborar com seu crescimento, reconhecendo que a Central é um caminho estratégico para o fortalecimento dos negócios cooperativistas no estado.

As cooperativas singulares são a base do sistema: responsáveis pela produção, pela relação direta com os cooperados e pela execução das atividades produtivas no campo. Ao integrarem-se a uma Central, elas ganham escala, competitividade e melhores condições para comercializar seus produtos de forma mais eficiente e sustentável.

Ao final do encontro, ficou decidido que a diretoria da CENTRALCOOP convocará as singulares para definir os próximos passos para 2026 e, em seguida, retomará o diálogo com a OCB-AM. Durante a reunião, também foi destacada a possibilidade de entrada de novas cooperativas na Central, entre elas a CAPRUC, do Careiro Castanho.

Atualmente, a CENTRALCOOP abrange os municípios de Manaus, Presidente Figueiredo, Urucará, Rio Preto da Eva e Manacapuru, reunindo 7 (sete) cooperativas: COPASA, CPU Uatumã, Novo Horizonte, COMPRAB, COOPERJUTA, COOMAPEM e AGROFRUT.

 

Fonte – OCB

Foto – Divulgação/OCB

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps