Geral

OCB/PA busca avanços para o cooperativismo no Estado

Nesta terça-feira (15), a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará (OCB/PA) reuniu com representantes do programa Banpará-Bio com o intuito de ampliar a linha de crédito para cooperativas paraenses. O Banpará sinalizou positivo ao pedido. Na reunião, foram apresentados resultados satisfatórios do trabalho desenvolvido pelas cooperativas do estado e a importância e singularidades do setor no desenvolvimento da região. A demanda é da OCB/PA e contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

A coordenadora de crédito e cooperativismo da SEDEME, Luziane Sena, destacou que a reunião foi bastante produtiva e reforça que a Secretaria não mede esforços para atender as cooperativas paraenses.

“O Banpará sinalizou positivamente sobre incluir as cooperativas na linha de crédito denominada Banpará-Bio que é o pleito da OCB/Pa. Hoje, o Banpará-Bio já beneficia os cooperados, pessoas físicas, e com a futura aprovação da proposta teremos um número expressivo de cooperativas e cooperados que vão poder ser atendidos, e isso vai resultar em um salto positivo no desenvolvimento do nosso estado”, conta.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social do Banpará, Cindy Ornela, ainda esta semana será formalizada a proposta para apreciação da Diretoria do Banpará. O processo deve ser concluído em até 15 dias.

“A linha Banpará-Bio age como incentivo para promoção do desenvolvimento sustentável do nosso Estado e, também, como ferramenta auxiliar para aqueles que já adotam práticas socioambientalmente corretas. O foco deste crédito é garantir a geração de emprego e renda a partir da valorização dos produtos da sociobiodiversidade para contenção do avanço do desmatamento e da degeneração do solo”, destacou.

A Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará (OCB/PA) Promove o cooperativismo junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e lidera o movimento dentro e fora do Estado sendo responsável pelo fomento e defesa do sistema cooperativista, apresentando-o como solução para um mundo mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

Linha de crédito Banpará-Bio

Inicialmente, o projeto de Lei 240 /2021 que institui o programa Banpará-Bio, do Governo do Estado, é voltado para produtores rurais inscritos no Programa Territórios Sustentáveis, com o valor de financiamento de até R$ 100 mil, com o prazo de pagamento máximo de 12 anos e carência de até 48 meses.

O Banco do Estado do Pará tem um limite de R$40 milhões para operar o Banpará-Bio. A linha de crédito tem como o objetivo estimular o aumento da produtividade no campo e manter a floresta em pé.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps