ONU combate a pobreza no semiárido do Piauí fortalecendo as cooperativas
Em parceria com o governo do Piauí, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (FIDA) desenvolve o Projeto Viva o Semiárido, uma iniciativa para reduzir a miséria e promover o crescimento econômico em comunidades rurais do estado. Com investimentos de 106 milhões de reais, o organismo da ONU tem auxiliado famílias a aprimorar a gestão dos negócios, aumentar a produtividade dos cultivos e desbravar novos mercados.
Implementado em 89 municípios piauienses, a iniciativa estimula atividades que podem elevar tanto a capacidade de consumo dos agricultores familiares, quanto o potencial de venda dos alimentos por eles produzidos. O FIDA também desenvolve ações de adaptação das propriedades agrícolas às condições climáticas. As cadeias e modelos produtivos visados pelo projeto são a apicultura, ovinocaprinocultura, cajucutura, piscicultura, quintais produtivos, mandiocultura, artesanato, entre outros.
Outra frente de atuação é o incentivo à articulação a nível local, a fim incluir a população em espaços de discussão sobre políticas e programas governamentais. Com a iniciativa, o fundo da ONU espera ainda fortalecer economicamente as cooperativas de produtores, tornando-as aptas a replicar boas práticas e a o promover o acesso a mercados.
O Projeto Viva o Semiárido também realiza capacitações entre mulheres, jovens e quilombolas — públicos prioritários da iniciativa. O programa também implementa estratégias de educação contextualizada para o semiárido nas escolhas públicas rurais.
Fonte – ONU