Orientação e planejamento influenciam na lucratividade do negócio

Notícias

Quase metade das empresas que tiveram o acompanhamento do Sebrae por meio do programa Negócio a Negócio, em 2016, apresentou lucro – 25% delas contabilizaram 20% de crescimento, enquanto 5% contaram com mais de 50% de lucro. É o que constata uma pesquisa recente com empresários que receberam a visita do Agente de Orientação Empresarial, o AOE, no ano passado. O impacto positivo foi ligeiramente melhor junto aos Microempreendedores Individuais (MEI), que faturam até R$ 60 mil por ano.

Por meio do Negócio a Negócio, o empresário recebe a visita do AOE, que faz um diagnóstico da gestão básica da empresa. Em seguida, o AOE indica soluções de melhoria para o empreendimento. O acompanhamento inclui uma segunda visita, quando o agente verifica se as recomendações estão sendo aplicadas corretamente.

“Isso mostra a importância da orientação e do planejamento na vida do empreendedor. Ao ser aconselhado pelo Sebrae no que é preciso aprimorar, o empresário consegue andar sozinho, mesmo durante a crise econômica, quando muitos fecham as portas. Notamos que o lucro foi ainda maior nas empresas que receberam mais visitas dos agentes, o que influenciou também a oferta de produtos e serviços”, pondera a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, no exercício da presidência da instituição.

Na visão dos entrevistados, o acompanhamento do Sebrae contribuiu para o aumento no volume de vendas. Praticamente um em cada dois empresários diversificaram a oferta de seus produtos e serviços. Mudanças na gestão financeira e no atendimento ao cliente foram as medidas mais adotadas pelos empreendedores que participaram do Negócio a Negócio, no ano passado.

SEBRAE 45 ANOS

O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil:

 

Fonte – Sebrae

Deixe um comentário