Pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental participam e apresentam trabalhos científicos no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que está sendo realizado entre os dias 04 e 08 de outubro, na Universidade Federal do Sergipe, em Aracaju (SE). Tendo como tema nesse ano “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”, é o maior evento da área no país, reunindo produtores rurais, pesquisadores, técnicos e estudantes de todo o Brasil, com debates em 16 eixos temáticos que abordam questões relacionadas à produção agroecológica. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e a Rede Sergipana de Agroecologia (Resea), em conjunto com outras instituições, como a Embrapa.
Entre os pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, Nestor de Paula de Lourenço vai apresentar sete trabalhos no congresso. Os temas, resultados de pesquisas realizadas, abordam questões como o uso de adubação orgânica em diferentes culturas no Estado do Amazonas. Lourenço também vai relatar resultados de trabalhos que realiza com a conservação e utilização de sementes crioulas de milho e com variedades tradicionais de mandioca na região do Rio Ariri, no município de Itacotiara. “É uma oportunidade de troca de informações e também para atualização do que está sendo na área de agroecologia em todo o país”, falou o pesquisador sobre a participação no evento.
Já o pesquisador Silas Aquino Souza apresenta dois trabalhos no congresso. Um desses trabalhos, que conta com a participação da pesquisadora da Embrapa Elisa Wandelli, aborda processo de transição agroecológica por produtores familiares da Região Metropolitana de Manaus. Em outro trabalho, o pesquisador vai apresentar resultados de pesquisa com espécies comuns, medicinais e condimentares cultivadas em agroecossistemas amazônicos, bem como seu valor simbólico e cultural.
Fonte – Embrapa Amazônia Ocidental
Foto – Divulgação