A Embrapa promove dois eventos abordando a fruticultura no território Sul de Roraima durante essa semana, no município de Rorainópolis. No dia 18, acontece o Seminário de Fruticultura, que será realizado no campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR), e no dia 19, será promovido o Dia de Campo Citricultura, com atividades no Viveiro Henz. Ambos os eventos integram o projeto Tecnologias sustentáveis para o fortalecimento da fruticultura na Amazônia (Tecfruti), que faz parte do Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia (PIA), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nos eventos, pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental estarão contribuindo com a apresentação de informações sobre pesquisas realizadas sobre esses temas.
O Seminário de Fruticultura tem entre os seus objetivos repassar informações sobre a atividade, visando o aumento da produtividade e da renda dos produtores rurais. Entre as culturas que estrão em discussão, estão a produção de citros, banana, cupuaçu, açaí e maracujá, entre outros. O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Gilvan Coimbra participa de uma mesa-redonda sobre Manejo e Conservação de Solos e Nutrição de Fruteiras. Já o pesquisador Edson Barcelos vai falar sobre a cultura do Açaí, mostrando resultados sobre tecnologias utilizadas para a produção da fruta, enquanto que o pesquisador Marcos Garcia vai participar de uma mesa-redonda sobre a produção de citros, relatando resultados de mais de dez anos de pesquisa com a fruta no estado do Amazonas.
O Dia de Campo sobre Citricultura vai abordar tecnologias para o aumento da produção naquela região. Um dos limitantes para a ampliação da área de cultivo são as poucas variedades de porta enxertos e de copas disponíveis e testadas para a região Norte. Nesse sentido, o pesquisador Marcos Garcia apresenta resultados de trabalhos que vem sendo realizadas nos últimos anos testando novos materiais para serem utilizados no norte do país. Segundo o pesquisador, alguns materiais se mostraram bastante promissores, e serão recomendados para utilização nos estados do Norte, aumentando a variabilidade e as opções para o produtor. Ainda no Dia de Campo, o pesquisador Gilvan Coimbra vai falar sobre a preparação de áreas para o cultivo de citros.
Fonte – Embrapa Amazônia Ocidental
Foto – Divulgação