O Programa Portas Abertas do Sistema OCB recebeu, na quinta-feira (25), a visita de gestores públicos do Mato Grosso do Sul acompanhados da Pluricoop, uma cooperativa paranaense com atuação abrangente nas áreas administrativa, financeira e de gestão, voltadas para suprir diversas demandas de cooperativas. Atualmente, a coop presta serviços para o Sebrae, no estado sul-mato-grossense, como parte de um programa destinado a estruturar cooperativas de reciclagem e de catadores em vários municípios.
O encontro faz parte de uma missão técnica da Pluricoop, que convidou gestores de nove municípios de MS para conhecer a Unidade Nacional, em Brasília. Durante a missão, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer a cooperativa Recicle a Vida.
Para dar as boas-vindas aos visitantes, a gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, ressaltou que o Programa Portas Abertas é uma oportunidade para que todos possam ver de perto a atuação da entidade. “Receber vocês aqui é a melhor maneira de mostrar o papel do Sistema OCB e o trabalho de representação em prol da expansão do cooperativismo, cada vez mais, como um caminho justo e solidário para promover transformações sociais”, disse.
Hugo Andrade, coordenador de Ramos do Sistema OCB, apresentou os números e as percepções do cooperativismo, atualmente, no Brasil. “Vemos o movimento como uma alternativa econômica que transforma vidas e comunidades. Buscamos sempre uma maior relevância quanto ao impacto positivo na vida da sociedade e na construção de um lugar mais justo e inclusivo”, destacou.
Adriana Pierini, vice-presidente da Pluricoop, enfatizou o compromisso da cooperativa com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, com destaque para a importância da responsabilidade ambiental. “Queremos ajudar todas as cooperativas que precisam de auxílio em um serviço burocrático ou de mediação em processos jurídicos”.
Natália Audi, diretora de Meio Ambiente do município de Ribas do Rio Pardo, ressaltou a importância de conhecer melhor o cooperativismo e entender mais sobre reciclagem. “Estamos caminhando, de forma mais assertiva, para expandir o cooperativismo e as ações que colaboram com o meio ambiente. Aprimorar os nossos processos de melhoria com apoio do Sistema OCB tornam nossas iniciativas mais eficazes. Participar dessa visita enriquece nosso aprendizado e nosso trabalho”, declarou.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação