Geral

Prefeitura de Belém faz diagnóstico socioeconômico para projetos com produtores familiares de Mosqueiro

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), está visitando as comunidades, assentamentos e cooperativas de Mosqueiro, para traçar o perfil socioeconômico dos produtores rurais da ilha que participam do Projeto Territórios Sustentáveis. Nesta quinta-feira, 02, e sexta-feira, 03, a ação acontece na Cooperativa Agropecuária Mista de Mosqueiro (Coopam), localizada no bairro São Francisco.

“A ideia do questionário é atingir o maior número de comunidades agrícolas do distrito para as ações promovidas pela Prefeitura de Belém e Governo do Estado”, explica a diretora de Apoio à Produção da Secon, Domingas Martins. “Já realizamos a pesquisa socioeconômica com os produtores em diversas comunidades e assentamentos e agora estamos na Coopam, que abrange cerca de 200 agricultores de 23 localidades”.

Segundo a presidenta da Coopam, Larissa Yara Marinho Soares, que é produtora familiar de açaí, banana e hortaliças no assentamento Paulo Fonteles, a cooperativa e a Prefeitura de Belém identificaram 44 comunidades na ilha de Mosqueiro que vivem da agricultura familiar, extrativismo e pesca. “Estamos buscando o apoio da Prefeitura, através desse projeto, para que essas atividades possam ser exploradas tanto para o sustento familiar quanto para a comercialização como fonte de renda”, diz Larissa.

Diagnóstico socioeconômico

As informações apuradas pela Secretaria Municipal de Economia aos produtores familiares incluem dados como: identificação da comunidade; número de pessoas e faixa etária dos que habitam a residência; quantos membros da família atuam com a agricultura; renda familiar; informações de benefícios sociais; grau de escolaridade; característica do terreno; tipo de plantações; e as principais dificuldades, o regime de ocupação e a estrutura da área.

Território Sustentável

O projeto Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Economia (Secon), do e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Visa ofertar para 400 produtores rurais ações voltadas ao fomento à agricultura familiar nas ilhas de Belém, como Mosqueiro, Cotijuba e Outeiro.

Entre as atividades previstas no projeto estão cursos de capacitação, doações de insumos e assessoramento técnico rural, visando ao desenvolvimento sustentável e econômico dos produtores que atuam nas ilhas de Belém.

Para o secretário municipal de economia, Apolônio Brasileiro, “as atividades previstas no projeto são frutos das solicitações dos próprios produtores rurais que participaram da I Conferência Municipal de Agricultura Familiar, em junho de 2022. A conferência foi realizada pela Prefeitura de Belém e envolveu agentes públicos, privados e instituições parceiras de incentivo à produção rural”, lembra Apolônio.

Elizabete Lima Tavares é produtora familiar há 20 anos no assentamento Dorothy Stang. “Comecei com a produção de mandioca, mas agora estou mexendo com o Açaí in natura. Utilizo no consumo familiar e vendo o fruto para batedores daqui. Com o projeto Territórios Sustentáveis espero aumentar a minha produção e as vendas”, disse Elizabete.

MST

A próxima comunidade a ser visitada pela equipe técnica da Prefeitura será o assentamento Mártires de Abril, no dia 13 de março.

Para a assentada e militante do Movimento Sem Terra (MST) em Mosqueiro, Teófila da Silva Nunes, “os agricultores assentados esperam muito por ações concretas que de fato beneficiem a nossa classe, que há anos tem lutado pelo acesso às políticas públicas de reforma agrária, como assistência técnica, educação, saúde, créditos, entre outros, o que garante a produção de alimentos saudáveis”, diz a agricultora.

Fonte – PMB

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps