Um projeto piloto de capacitação de catadores de recicláveis por meio do WhatsApp conta com 40 alunos de todo o País em uma iniciativa de educação e troca de experiências e ideias. Esse é mais um passo na jornada pela inclusão e valorização dos catadores de materiais recicláveis pelo Brasil, além de subsidiar a categoria com conhecimento e informações que os auxiliem a ampliar a geração de renda e evoluir em temas como saúde e segurança, bem como em uma troca de experiências para ampliar o olhar sobre o dia a dia desse público.
A iniciativa é uma parceria entre Nestlé e a ONG Pimp my Carroça, que faz a curadoria de conteúdo com o Sebrae. Para chegar ao modelo educacional, foram consideradas metodologias e linguagens próprias para capacitação digital, materiais dirigidos a um público-alvo diversificado e com diferentes histórias de vida, com foco no diálogo e na aplicabilidade prática dos conteúdos. São quatro eixos temáticos: saúde e segurança do trabalho; empreendedorismo e profissionalização; tecnologias sociais e sustentabilidade; e cidadania e direitos.
O programa tem duração de três meses e a primeira turma iniciou em outubro passado. A cada semana é seguida uma programação fixa com base em uma sequência didática e tema em evidência. Ao longo da semana, o conteúdo é primeiramente compartilhado com os catadores, incluindo materiais para estudo, como áudios, vídeos e imagens; na sequência, abre-se o debate e há troca de ideias e percepções no grupo, além de dúvidas que podem ser levantadas; um especialista no tema interage com os participantes e elucida as questões.
“O interessante dessa ação formativa é que ela é democrático e permite que todos participem, tragam suas realidades e questões, até mesmo dicas e orientações que já experimentaram em seus anos de atuação recolhendo materiais recicláveis. Essa troca também traz bons debates sobre aperfeiçoamento de ferramentas de trabalho e busca por uma renda mais justa”, diz Nívea Lemos, educadora social e pedagoga do Pimp my Carroça.
Em um mês de aulas, o volume de adesão está em 93%, um indicador considerado excelente. “Já tivemos quatro semanas dos módulos online e ter uma taxa acima de 90% em um grupo que não está ambientado com essa dinâmica, participando ativamente, é um indicador muito importante de como estamos no caminho certo”, observa Nívea.
Jornada pela educação
Com o objetivo de criar conteúdo relevante sobre a reciclagem e o universo dos catadores, a Nestlé e o movimento Pimp My Carroça já tinham lançado a série Cataflix. O projeto, exibido quinzenalmente dentro do canal do YouTube do Pimp My Carroça, traz como youtubers os próprios catadores, contando suas histórias e visões reais da coleta de resíduos no país. A primeira temporada, que estreou em 30/10, com cinco episódios, dará visibilidade aos trabalhadores de materiais que coletam 90% de tudo o que o Brasil recicla. A série é apresentada por uma dupla de catadores de São Paulo.
Esta iniciativa de apoio aos catadores faz parte de uma jornada da Nestlé que incentiva a sociedade a repensar suas atitudes quando o tema é o compromisso com o meio ambiente e a reciclagem. “É preciso envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis em todo o país. Para a Nestlé, é um desafio ajudar a desenvolver e ampliar a cadeia de reciclagem do Brasil e promover a mudança de comportamento ao educar e engajar a sociedade no tema”, diz Barbara Sapunar, Head de CSV (Criação de Valor Compartilhado) da Nestlé Brasil.
Cada episódio aborda um tema específico, de proteção ao Covid-19 até a história da “profissão catador” no Brasil e no mundo, passando pela destinação correta dos resíduos e a preocupação com a saúde dos profissionais. O Cataflix estreou com o tema da importância dos catadores na sociedade, com um panorama geral sobre as dificuldades e as belezas do trabalho, o valor de alguns dos principais materiais coletados e a trajetória do Pimp My Carroça e do seu app, o Cataki. Os cenários do programa são obras de arte feitas exclusivamente para o Cataflix. A cada episódio, um grafiteiro diferente é convidado para pintar um painel que retrate o tema daquele programa.
Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Sobre o Pimp My Carroça e o Cataki
É um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade – e aumentar sua renda – por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva. Desde o seu início, mais de 2.000 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e aproximadamente de 2.500 voluntário(as) – além de 23 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 14 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos. Lançado em 2017, o Cataki é o aplicativo que faz a conexão direta entre o gerador de resíduos e o catador de materiais recicláveis. Ao baixar o app, o usuário visualiza o catador mais próximo da sua localização e o chama para que ele venha coletar seus recicláveis. O objetivo do Cataki é aumentar dois fatores simultaneamente: a renda dos catadores e os índices de reciclagem do Brasil. Disponível gratuitamente para iOS e Android, o app permite que o usuário visualize o profissional da reciclagem mais próximo e negocie a retirada e o pagamento pelo serviço. Atualmente há aproximadamente 3.000 catadores conectados na plataforma em mais de 530 cidades do Brasil. Até hoje, já foram realizados mais de 200 mil downloads do Cataki.
Fonte – Ascom
Foto _ Divulgação