Geral

Projeto cria regra especial para proteger pequenos produtores rurais de sanções imediatas

Proposta garante aos Produtores Rurais até 24 meses para regularização ambiental antes de penalidades.
Embargos e apreensões só poderão ser aplicados após o prazo de adequação previsto no projeto.
Medida busca equilibrar preservação ambiental e segurança jurídica para Produtores Rurais.

Um projeto de lei propõe a criação de um regime especial de sanções ambientais voltado aos Produtores Rurais de pequeno porte. A proposta estabelece um prazo de até 24 meses para que esses produtores regularizem eventuais pendências ambientais antes da aplicação de penalidades como embargo de atividades, apreensão de bens e outras sanções administrativas. A iniciativa busca conciliar a proteção ao meio ambiente com a realidade enfrentada pelos pequenos produtores, oferecendo mais segurança jurídica, incentivo à regularização e condições para adequação às exigências legais sem comprometer a continuidade da produção.

O Projeto de Lei 2898/25 estabelece regime especial de sanções administrativas ambientais para pequenos produtores rurais que produzem para subsistência. O texto, em análise na Câmara dos Deputados, prevê prazo de 24 meses para a adoção das medidas necessárias à redução dos danos ambientais constatados.

A proposta altera a Lei de Crimes Ambientais.

Pela proposta, as sanções de apreensão, destruição, suspensão de venda ou fabricação de produtos e embargo de obra ou atividade não serão aplicadas nesse período.

Justiça social

De autoria do deputado Lucio Mosquini (PL-RO), o projeto define o pequeno produtor com base nos critérios da Lei da Agricultura Familiar.

Entre os requisitos, estão a exploração de área de até quatro módulos fiscais e o uso predominante de mão de obra familiar.

Segundo o deputado, a aplicação imediata e indiscriminada das penalidades previstas tem gerado graves prejuízos socioeconômicos para quem não dispõe de recursos para adequações imediatas.

Sem risco ambiental
Lucio Mosquini afirma que a mudança não comprometerá a proteção ao meio ambiente.

A fiscalização continuará ativa, e as sanções poderão ser aplicadas caso o pequeno produtor descumpra as exigências após o prazo de 24 meses.

Próximos passos

O Plenário aprovou urgência para a proposta, o que permite que o texto seja votado mais rapidamente, sem aguardar a conclusão da análise nas comissões.

O projeto havia sido despachado, inicialmente, para as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

 

Fonte – Agência Câmara de Notícias

Texto com apoio da Inteligência Artificial/ Edição da Coopnews

Foto – Tomaz Silva/Agência Brasil

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps