Variedades

Relatório da Oxfam mostra que 82% da riqueza gerada no mundo fica concentrada nas mãos de 1% da população

Um bilionário a mais a cada dois dias no mundo. Esse aumento histórico foi divulgado nesta segunda-feira, 22 de janeiro, pela organização não governamental britânica Oxfam. De acordo com a ONG, esse aumento seria suficiente para acabar sete vezes com a pobreza extrema no planeta.

Atualmente, há pouco mais de dois mil bilionários no mundo, sendo que a cada dez bilionários nove são homens. E os números não param por aí. Segundo o documento, de toda a riqueza gerada no mundo em 2017, 82% ficaram concentradas nas mãos dos que se encontram na faixa 1% mais rica. Já os 3,7 bilhões de pessoas, que integram a faixa da metade mais pobre, não ficou com nada.

Brasil

No ano, o Brasil ganhou 12 bilionários a mais, totalizando 43. Já o patrimônio dos bilionários brasileiros alcançou R$ 549 bilhões, o que corresponde a um crescimento de 13% em relação a 2016. Numa outra realidade, os 50% mais pobres tiveram a sua fatia na renda nacional reduzida de 2,7% para 2%. Um brasileiro que ganha um salário mínimo precisaria trabalhar 19 anos para ganhar o mesmo que recebe em um mês uma pessoa enquadrada entre o 0,1% mais rico.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), preocupada com este quadro de desigualdade, lembra da campanha nacional que lançou nesta segunda-feira, 22. Com o tema Municípios pelo Amanhã – Juntos na Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a entidade reforça aos Municípios a importância da implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelos gestores municipais.

Isso porque, o primeiro ODS trata da erradicação da pobreza. A CNM lembra que o protagonismo dos Municípios nas políticas de enfrentamento à pobreza pode trazer resultados vantajosos para toda a municipalidade. Além disso, geralmente aquecem os mercados locais, são geradoras de negócios e agem como poderoso fator de incentivo ao desenvolvimento econômico. Implementar a agenda contribui para que isso seja feito de forma mais integrada, com metas e visão de futuro.

 

Fonte – Agência Brasil

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps