O Ministério do Turismo possui um valioso instrumento de auxílio na definição da área a ser trabalhada prioritariamente no que diz respeito às políticas públicas desenvolvidas pela Pasta. O Mapa do Turismo Brasileiro ajuda a nortear a definição de aporte de recursos orçamentários pelas áreas de atuação do MTur, além de categorizar os municípios no intuito de identificar o desempenho da economia do setor. A ferramenta é de fácil acesso às gestões municipais e deve ser atualizado anualmente.
A participação no Mapa do Turismo Brasileiro é aberta a todos as cidades do país, desde que observem os critérios estabelecidos na Portaria Ministerial nº 41/2021, os quais foram construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Além disso, os estados e o DF podem estabelecer exigências adicionais que devem ser igualmente respeitadas.
A atualização dos dados dos municípios é primordial para que a região permaneça dentro do sistema. Aqueles que não tiverem seus dados cadastrais atualizados dentro do prazo, saem do Mapa e, consequentemente, do recorte prioritário do Ministério do Turismo.
Vale destacar que a manutenção do cadastro é simples. A atualização é feita através do Sistema de Informação do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA). Por lá, é possível realizar atualizações de dados já existentes, cadastrar novos informações, realizar novos cadastros e inserir documentos estabelecidos em Portaria Ministerial nos âmbitos estadual, regional e municipal que fazem parte do Programa de Regionalização do Turismo. Acesse www.sistema.mapa.turismo.gov.br.
PAINEL – No site www.mapa.turismo.gov.br, os gestores têm acesso e podem acompanhar os resultados, além de gerar relatórios em formatos como Excel, PDF e Dashboard, o que simplifica a visualização das informações cadastradas pelo SISMAPA.
SEMINÁRIO – O Salão Nacional do Turismo, que acontece na cidade do Rio de Janeiro (RJ), dos dias 8 a 11 de agosto, receberá o I Seminário Nacional de Regionalização do Turismo 2024. Uma oportunidade para que representantes do setor de todo o país tirem dúvidas a respeito do sistema e de outros temas relacionados a regionalização do turismo.
A iniciativa, compartilhada entre MTur, interlocutores estaduais e instâncias de governança regionais – IGRs (interlocutores regionais), tem como objetivo promover a integração, aprimorar o diálogo e ampliar a troca de experiências entre representantes do setor turístico de todo o país, bem como a troca de experiências, conhecimentos, intercâmbio, a disseminação de informações, inovação e o aprimoramento da comunicação com o MTur.
O evento acontecerá no dia nove de agosto, das 10h às 12h, no Rio Centro, na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação