Durante todo o mês de novembro diversas atividades com diferentes públicos e temáticas, vão abordar o empreendedorismo. É que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove campanha denominada Semana Global do Empreendedorismo (SGE), com o objetivo de envolver os Municípios brasileiros na ação mundial de fortalecimento e disseminação da cultura empreendedora.
Um relatório especial produzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aponta que, nos últimos dois anos, a proporção de mulheres empreendedoras que são “chefes de domicílio” passou de 38% para 45%. Com o avanço, a atividade empreendedora passou a conferir às donas de negócio a principal posição em casa, superando o percentual de mulheres na condição de cônjuge. Esta posição caiu de 49% para 41% nos últimos anos.
O levantamento aponta ainda que as representantes do sexo feminino empreendem movidas principalmente pela necessidade de ter uma outra fonte de renda ou para adquirir a independência financeira. Hoje, as 9,3 milhões de mulheres que estão à frente de um negócio representam 34% de todos os donos de negócios formais ou informais no Brasil.
O protagonismo que a mulher conquistou e vem consolidando como empreendedora no Brasil, ainda encontra entraves. Por um lado, as análises feitas pelo Sebrae mostram que as mulheres empreendedoras são mais jovens e têm um nível de escolaridade 16% superior ao dos homens. Mas, por outro lado, as áreas de atuação são restritas a segmentos de beleza, alimento e bebidas e vestuário. Ou seja, poucas são as mulheres que estão empreendendo em setores de alto valor agregado e inovação. Parte desse cenário se dá por conta da cultura de que são setores pouco femininos.
MMM
Uma ferramenta surgiu para mudar este cenário. O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) convoca as gestoras a dar o exemplo e incentivar a mudança positiva. Caso você, gestora esteja promovendo ações de incentivo ao empreendedorismo feminino, o Movimento convida você a cadastrar a iniciativa na plataforma disponível pelo Sebrae e se tornar causadora da mudança.
Semana Global de Empreendedorismo
A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm. O objetivo foi o de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.
A Semana brasileira se tornou a maior do mundo e conquistou sete premiações internacionais. Nos últimos três anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhão de pessoas, com cerca de 10.000 atividades.
Fonte – CNM
Foto – Divulgação