O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu a primeira formação da metodologia do programa Negócio Certo Rural em formato totalmente online para 22 novos instrutores de 10 estados.
O programa NCR é uma parceria entre Senar e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para passar aos produtores rurais conceitos de empreendedorismo, planejamento e administração e elaboração de planos de negócios.
A capacitação totalmente virtual, que aconteceu em abril, foi um projeto piloto, em razão da restrição de circulação devido à pandemia, conforme explica o assessor técnico do Senar, Mateus Tavares.
“O treinamento foi estruturado no Ambiente Virtual de Aprendizagem com conteúdos e atividades, além disso, oito encontros virtuais foram programados. O treinamento superou as expectativas e aconteceu de maneira bastante participativa e colaborativa, com o máximo de interação entre os participantes. Consideramos que a experiência foi positiva e vai permitir que a instituição promova outras formações no formato virtual”.
Participaram instrutores do Senar dos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins.
Um deles foi o instrutor Éden Soares, do Senar/PA, que ministra cursos da instituição nos municípios de Tucuruí, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá e outras localidades da região Sudeste do estado.
“Ao contrário dos cursos presenciais, a capacitação virtual deu oportunidade de conhecer e trocar experiência com pessoas de outras regiões, com realidades bem diferentes da minha. Isso vai enriquecer, inclusive, o meu trabalho em campo”, concluiu.
O curso Negócio Certo Rural é uma das capacitações disponibilizadas aos produtores rurais no formato online. Para saber mais, acesse o portal de educação a distância do Senar:
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação