Geral

Sicoob entende decisão do Senado como um grande passo para o cooperativismo financeiro

O projeto que autoriza as cooperativas a prestar serviços bancários para prefeituras foi aprovado e segue para a sanção do presidente da República

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 100/2011, de autoria do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), que possibilita que as cooperativas financeiras prestem serviços a municípios, assim como órgãos, entidades e empresas controlados pelas prefeituras, foi aprovado pelo Plenária do Senado e agora segue para ser sancionado pela presidência.

Com esta decisão, as cooperativas financeiras poderão oferecer aos municípios serviços como emissão de boletos e depósito dos salários dos servidores, serviços esses que eram autorizados somente por bancos oficiais como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou bancos estaduais.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelas lideranças cooperativistas, pois mais de 500 cidades não contam com agência de bancos tradicionais. Para Henrique Castilhano Vilares, presidente do Sicoob, maior sistema de cooperativa financeira do Brasil, este é um importante passo para o Sistema. Além de mostrar o reconhecimento e a confiança do Congresso, a mudança fará com que mais brasileiros conheçam as vantagens do cooperativismo financeiro. “O Sicoob, atualmente, é a única instituição financeira em 200 municípios e, com essa abertura, temos a possibilidade de atingir um público maior com trabalho pioneiro nessas cidades onde nossos somos a única agência disponível”, lembra o presidente.

Caso o presidente sancione a PLC, folha de pagamentos de servidores públicos e recursos arrecadados de IPTU, IPVA e ISS, dentre outros, estarão na lista de operações que poderão ser viabilizadas via cooperativas de crédito. “Estamos muito otimistas quanto após a decisão do Senado. A expectativa é que na volta do recesso tudo já comece a funcionar e consigamos atingir também o nosso objetivo social, com a proposta de inclusão, que é atender as comunidades que são carentes de entidade financeira”, afirma Henrique.

Sobre o Sicoob – O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 3,8 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 475 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,6 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

 

Fonte – Sicoob

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps