A cidade de Campinas (SP) sediou, entre os dias 10 e 11 de julho, o II Fórum Mundial de Produtores de Café. O evento contou com o patrocínio do Sicoob, maior instituição financeira de cooperativas de crédito do país, que anunciou mais um produto do seu leque de financiamento para cafeicultores.
O novo produto do Sicoob vai possibilitar ao produtor a obtenção de recursos financeiros para seu empreendimento, de acordo com o preço do café negociado na B3 (bolsa de valores). Trata-se da Cédula de Produto Rural – Preço Equivalência Produto (CPR PEP), que representa um compromisso financeiro lastreado na equivalência de preço da cotação de contrato futuro de café.
Com a CPR-PEP, o cafeicultor cooperado do Sicoob pode pagar suas despesas de custeio e comercialização através da antecipação de cotações do mercado futuro, além da possibilidade de se beneficiar com as oscilações no mercado futuro e físico, pois o valor de liquidação da sua operação se dará de acordo com a cotação do contrato futuro na B3.
Além do financiamento referenciado em cotação futura, a CPR-PEP agrega valor ao processo de tomada de decisão do cafeicultor, possibilitando ampliar as estratégias da sua gestão financeira e comercial. Essa combinação de instrumentos de mercado, à vista e futuro, contribui de forma positiva para uma trajetória crescente dos resultados ao longo do tempo.
Em 2018, o Sicoob foi responsável por financiar 10% da área total de café. Como maior repassador de recursos do Funcafé – absorvendo mais de R$ 847 milhões – O Sistema financia em média 210 mil hectares por safra, ou seja, mais de 1,5 bilhão de recursos a cada período destinados para a produção de café e mais de 20 mil produtores atendidos.
Linhas de financiamento do Sicoob pra produtores de café
Anualmente o Funcafé disponibiliza mais de R$ 5 bilhões para o fomento da Economia Cafeeira no Brasil. Por meio desse recurso, produtores de café cooperados do Sicoob podem contar com diferentes linhas de financiamento como:
Custeio – Recurso destinado para tratos culturais, colheita das lavouras, incluindo as despesas com a aquisição de insumos, mão de obra, operações com máquinas e equipamentos, arruação, transporte para o terreiro e secagem
Estocagem – Visa proporcionar recursos financeiros aos beneficiários para o armazenamento e a conservação de seu produto, de modo a possibilitar venda futura em melhores condições de mercado
Financiamento para Aquisição de Café (FAC) – Recurso destinado para aquisição de café verde, diretamente de produtores rurais ou de suas cooperativas ou indiretamente de produtores rurais, por preço não inferior ao preço mínimo
Financiamento de Capital de Giro para Indústrias de Café Solúvel e de Torrefação de Café – Linha para capital de giro
O Sicoob atende desde cafeicultores familiares até grandes cafeicultores e indústrias de beneficiamento em todas as finalidades (custeio, comercialização, investimento e industrialização).
Sobre o Fórum
O Fórum Mundial de Produtores de Café foi um ambiente de discussão com agenda preparada pelos cafeicultores com o objetivo de buscar os caminhos mais sustentáveis para a atividade cafeeira global. Na edição 2019 do evento, o Brasil e os demais países produtores seguirão com o propósito de abordar e solucionar cenários que comprometam a oferta futura de café e convidam todos os elos da cadeia produtiva para participarem com o intuito de atuarem de maneira conjunta e corresponsável.
Fonte – Approach
Edição – Coopnews
Foto – Edição