O Sistema OCB e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) iniciaram nesta segunda-feira (17/5), o Seminário de Avaliação da Chamada CNPq/Sescoop 007/2018, cujo objetivo é apoiar projetos de pesquisa que investiguem o cooperativismo brasileiro em quatro linhas: a) Impactos econômicos e sociais do cooperativismo; b) competitividade e inovação; c) Governança cooperativa; e d) Cooperativismo e cenário jurídico.
Ao longo desta semana, os pesquisadores contemplados pela chamada vão apresentar o resultado de seus projetos para uma banca avaliadora convidada pelo CNPq. Para conferir a programação completa e se inscrever, basta clicar aqui. O evento é gratuito.
Durante a abertura do seminário, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a relevância da parceria com o CNPq para o desenvolvimento das cooperativas do país. “Eu aprendi que a ciência é fundamental e acredito que essas chamadas vão trazer uma grande evolução para o movimento cooperativista. Vimos que o cooperativismo precisa passar por uma evolução científica, para elaborar seus conceitos, produtos e serviços, sempre com foco no atendimento ao cooperado. Nosso movimento precisa evoluir nessa parte conceitual”, comenta o presidente.
Já o presidente do CNPq, Evaldo Ferreira Vilela, reforçou a relevância do estímulo à pesquisa no país. “É uma alegria muito grande ter tantas instituições e pesquisadores de todo o país, desenvolvendo análises e estudos sobre o cooperativismo. O que nos alegra muito é o casamento entre a comunidade científica e a vida prática das cooperativas. Nós precisamos ligar projeto de pesquisa a projetos de desenvolvimento”.
A abertura do seminário que vai até o dia 21 contou com a participação de pesquisadores, estudantes e profissionais de cooperativas de todo o Brasil. Vale destacar que os painéis serão transmitidos por videoconferência, de forma gratuita, entre os dias 19 a 21 de maio, das 9h às 12h.
MESAS DE DEBATE
A programação conta ainda com as mesas de debate. Participam pesquisadores contemplados pela chamada, além de convidados de governo, cooperativas e sociedade civil. O objetivo da atividade é promover o debate entre teoria e prática, apontando caminhos para a geração de valor dos estudos e pesquisas para o dia a dia das cooperativas e ao desenvolvimento do cooperativismo brasileiro.
Serão, ao todo, oito mesas nos temas: 1) Desenvolvimento Sustentável; 2) Inclusão socioeconômica; 3) Desenvolvimento Humano; 4) Aspectos legais 5) Trabalho e empreendedorismo; 6) Inclusão produtiva e intercooperação; 7) Governança; e 8) Inovação e novas tecnologias.
Fonte – OCB
Foto – Divulgação