Sistema Oportunidades monitorou mais de 1,8 mil editais no ano passado, no Amazonas foram realizados apenas dois

Notícias

O Sistema Oportunidades da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), no ano de estreia, monitorou 1.857 chamadas públicas em todo Brasil. Ressalta-se que o serviço teve início somente em julho de 2017. A região Sudeste teve o maior número de editais mapeados (com 634). Seguida pelas regiões Sul (522), Nordeste (261), Centro-Oeste (235) e Norte (51). Veja os números por estado.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Sead, Rodrigo Venturin, acredita que o sistema facilita o acesso aos editais de compras públicas, ao centralizar as informações em um único ambiente web. “Um dos problemas que o agricultor familiar tinha era de não ter informação sobre o edital que está acontecendo e a forma que ele sendo realizado”, lembra.

Ele menciona também a eficiência e a rapidez com que as chamadas públicas são divulgadas ao destacar a estratégia de comunicação desenvolvida via whatsapp. Atualmente, mais de 5,5 mil usuários recebem informações de compras públicas pelos seus smartphones. “Hoje em dia a internet chega ao interior, então a pessoa tem uma informação muito mais rápida do que teria antes, talvez em um dia ou em horas a ela já estará recebendo o edital.” Participe enviando mensagem de texto para (61) 9.9308-0388.

Além disso, Rodrigo Venturin projeta melhorias a serem implementadas no Sistema Oportunidades no ano de 2018. O objetivo será trabalhar junto às prefeituras, no apoio à elaboração de chamadas públicas, e em auxílio às organizações da agricultura familiar, para atender o mercado institucional.

Para consultar os editais monitorados pelo Sistema Oportunidades, clique aqui.

Fonte – MDA

Deixe um comentário