Todas as vezes em que acessamos redes sociais, sites de busca ou de e-commerce, geramos um grande volume de dados sobre nosso comportamento, nossos hábitos e nossas preferências. A conversão desses dados em informações estruturadas, aplicando inteligência analítica – e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) -, contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de produtos, serviços, processos e conhecimento aprofundado sobre o comportamento do consumidor. Os aplicativos de mapas são um bom exemplo da transformação digital a favor da geração de novos negócios.
Mais do que mapear pontos em mapas é preciso pensar geomarketing como uma dinâmica de processos de marketing que acontece no espaço. Quando este espaço é o ponto de venda, esse marketing fica ainda mais dinâmico. A informação é o principal pilar do trade marketing. Canais de vendas, ações promocionais, resultados, mix de produtos, preços, concorrentes, share de gôndola e presença são exemplos de indicadores que precisam estar sempre a mão. Para isso, o Economapas oferece um conjunto de ferramentas construídas para armazenar, manipular, e cruzar dados georreferenciados com mais de 500 bases de dados públicos, como IBGE, Receita Federal, entre outros, além de informações de associações comerciais e empresas como Serasa, Google e Facebook.
Gustavo Furtado, administrador e CEO da empresa aponta os casos de uso mais comuns do software em trade marketing, “É possível definir os canais de venda onde a marca estará presente e avaliar a distribuição e logística do produto, além de traçar estratégias de mix de preço/produto conforme o perfil de consumo local ou gerenciar os territórios de pontos de vendas de cada promotor e suas performances”.
Mais do que um caminho, a start up oferece um sistema de acompanhamento de vendas mais inteligente, com demonstração de números de forma gerencial.
Sobre o Economapas
Criado em 2017 pelo administrador Gustavo Furtado e os engenheiros Patrick Garcia e Rafael Sales, o Economapas processa, de forma geolocalizada, informações complexas de consumo, população, renda, mercados e empresas, exibindo-as de maneira simples e intuitiva. Através de um panorama detalhado do potencial de consumo por classe sócio-econômica, é possível, por exemplo, entender o perfil dos clientes de cada região.
Entre os segmentos atendidos pela empresa estão: construção civil, imobiliário, combustível, gás, varejo, franquias, financeiro, publicidade, marketing, educação, alimentos e bebidas. Outras informações.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação




