Variedades

Associativismo é caminho para empresários vencerem a crise

O ambiente empresarial está passando por uma grande provação independente do setor. Exemplo são as farmácias, que mesmo podendo funcionar nesse período, enfrentam dificuldades. Lembrando que hoje esse funcionamento depende de adequação muito rápida a uma nova realidade de atendimento.

Nesse contexto muitas farmácias do país estão sendo beneficiadas pelo fato de participarem do associativismo. Essas empresas, além de já possuírem todos os benefícios que são costumazes do associativismo também encontram o benefício de troca de informações mais rápidas e certeiras nesse período.

Exemplo é o trabalho realizado pela administradora de redes associativistas de farmácias Farmarcas, que vem oferecendo constantes suportes para as lojas nesse período. Dentre os auxílios se destacam o fornecimento de conteúdos e manuais para o funcionamento adequado e sem risco, a realização de constantes webinars e reuniões online que buscam traçar ações estratégicas e lutas por melhorias no setor.

“O associativismo é um modelo que demonstra grande potencial de desenvolvimento no país neste momento. É muito comum encontrarmos empresários à procura de uma solução mágica de prosperidade, mas essa não existe. Contudo, a junção de várias empresas em torno de um objetivo comum aumenta a possibilidade de êxito”, analisa o presidente da Farmarcas, Edison Tamascia.

Segundo Tamascia, dentre os benefícios do modelo associativista está o fato dos empresários que aderem passarem a conviver de forma mais efetiva e em busca de um bem comum, sendo que eram, até então, concorrentes. Outro ponto importante é que essas empresas unem forças para compras em conjunto, possuem ações de marketing compartilhadas e administração profissionalizada, dentre outros aspectos que só são possíveis de realizar de forma coletiva. Ao participar de uma associação, a empresa se torna mais competitiva.

“Como presidente da Farmarcas e da Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), trabalho diariamente para o sucesso desse modelo. Dentre os elementos para o crescimento estão a utilização de ferramentas de gestão diferenciadas, de ações de marketing oferecidas, a realização de treinamento contínuo de sua equipe e o reconhecimento do poder da coletividade na contribuição para o êxito individual”, avalia Tamascia.

Mas ele faz um alerta, ser associativista não garante de forma automática a caminhada para o sucesso, é preciso que os empresários utilizem, com competência, as ferramentas oferecidas e busquem os conhecimentos oferecidos, fazendo isso se tem uma chance muito maior de alcançar o sucesso.

Sobre a Farmarcas

A Farmarcas acredita que cuidar de pessoas é a chave para ser reconhecida como a melhor e mais eficiente empresa de gestão de agrupamentos de drogarias do Brasil. A energia dessas relações pessoais, aliada a conhecimento e experiência de mercado, cria a oportunidade de gerar prosperidade.

Desde 2012, o agrupamento melhora a vida de centenas de empresários independentes e de seus milhares de colaboradores em suas mais de 1100 farmácias. Atualmente gerenciam 11 redes associativistas em 24 estados. A Farmarcas oferece aos associados muito além do acesso a ferramentas, possibilitando orientação, apoio e suporte constantes.

 

 

Fonte – Segs

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps