Alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizam atividades do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex) durante a Semana da Abelha e do Apicultor, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), até a sexta – feira 25 de maio. As ações fazem parte das comemorações pelo Dia do Apicultor, comemorado dia 22 de maio.
De acordo com o coordenador das atividades, professor David Aidar, os objetivos da semana são orientar, capacitar e divulgar o manejo de abelhas sem ferrão junto à sociedade. “As abelhas são responsáveis por 90% da polinização da floresta e as espécies nativas garantem a reprodução de uma variedade de plantas, permitindo o equilíbrio do ecossistema”, afirma o coordenador.
Atividades educativas, exposições, dinâmicas e brincadeiras fazem parte da programação que envolvem visitas guiadas por estudantes do curso de Zootecnia. A expectativa, até o final do evento, é recepcionar cerca de 1.200 alunos da Rede Municipal de Ensino, com uma média diária de 200 alunos por visita, com vistas a promover experimentos que a Universidade desenvolve com abelhas sem ferrão. Os experimentos realizados numa unidade do Laboratório de Abelhas (Label), montado no CIGS, será o ambiente de recepção desses alunos para compreensão de todo o processo de criação dessas abelhas em cativeiro.
Para o professor, as atividades desenvolvidas durante a Semana, além de atender aos estudantes da rede municipal de ensino, estendem-se também aos turistas que visitam, diariamente, o CIGS, que comporta um fragmento da floresta amazônica. “Anualmente, cerca de 6 mil turistas visitam essa Instituição militar e, por conta disso, oportuniza-os a participar do trabalho anual contínuo desenvolvido pela Universidade, mais especificamente, conhecer a criação de abelhas sem ferrão pelos alunos do Programa do Curso de Zootecnia da Ufam”, informou o docente.
Fonte – Ufam
Foto – Divulgação