A Embrapa Amazônia Ocidental promove nos dias 20 e 21 de fevereiro/2018, nas dependências do seu Auditório (Km 29 da AM-010), em Manaus, o 15º Seminário do Programa de Iniciação Científica com a apresentação parcial dos trabalhos de pesquisa da turma de bolsistas do período 2017/2018.
O evento é coordenado pelo Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários da Unidade (Cibe) e tem por objetivo proporcionar treinamento aos bolsistas patrocinados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Paic/ Fapeam) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibic/CNPq).
A validade de cada bolsa é de um ano e cada bolsista apresenta publicamente seu trabalho perante uma banca avaliadora, após os primeiros seis meses de trabalho (forma parcial), realizado sob orientação de um pesquisador da Embrapa. Na iniciação científica, o estudante exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita, apresentação de resultados em eventos, sistematização de ideias e de referenciais teóricos e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador.
Na abertura do evento, o chefe-adjunto de P&D da Embrapa Amazônia Ocidental, pesquisador Roberval Lima, disse que era motivo de satisfação da Empresa participar do processo de aprendizagem dos bolsistas e os incentivou a continuarem atuando em pesquisa científica. Recomendou que aproveitassem a oportunidade para aprender, estabelecer contatos, desenvolver pesquisas e buscar o conhecimento necessário para dar impulso à vida profissional.
O pesquisador Everton Cordeiro, presidente do Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários da Embrapa Amazônia Ocidental (Cibe), aconselhou os bolsistas a buscarem novos conhecimentos, a não ficarem restritos apenas à pesquisa, mas também procurarem se integrar as atividades que a Embrapa promove tais como palestras, cursos e seminários.
Dos 31 bolsistas de Iniciação Científica na Embrapa, 20 recebem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic/Fapeam) e 11 são apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por meio Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq).
Fonte – Embrapa




