O deputado Luiz Castro (REDE) falou, na manhã da quarta-feira (18), durante o Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sobre a sua participação no seminário “Apuí Sustentável”, realizado, nos dias 13 e 14 de abril. No encontro, segundo o parlamentar, foram debatidas e compartilhadas experiências agropecuárias de baixo carbono, como produção de café agroflorestal, viveiros e produção agropastoril.
O seminário teve o objetivo de promover a sustentabilidade na produção agropecuária de Apuí e tirar, futuramente, o município da lista de cidades com desmatamentos. “É uma agenda produtiva, sustentável e importante para o nosso Estado”, explicou o deputado.
Durante seu pronunciamento, o deputado, que preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Aleam, exibiu um vídeo sobre o evento e visitas às localidades que praticam a agricultura ecológica.
O parlamentar destacou a importância da agricultura com cuidados ecológicos e ambientais, citando como exemplo uma localidade que visitada por ele. Na propriedade é produzido leite e queijo com técnicas agropastoris.
Castro explicou que no local é praticado o pastejo rotacionado, que consiste na divisão da área de pastagem em piquetes, que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso; além disso, é feito o manejo humanizado e a ração dos animais produzida na própria propriedade. “São iniciativas que geram alta na produção, sem precisar de novos desmatamentos”, destacou o parlamentar.
Fonte – Aleam