Em uma sociedade onde o machismo ainda predomina de forma camuflada e constante, as mulheres têm sido destaque de crescimento profissional nos mais diversos setores do mund dos negócios. Seja no comércio, na indústria ou na prestação de serviços, a presença feminina tem mostrado que o medo delas de investir em um ambiente de desafios é coisa do passado.
Prova que reflete esse fator é o resultado da pesquisa encomendada pela GEM (Global Entrepreneurship
Monitor), realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) em parceria
com a London Business School. O resultado detectou que nos últimos 14 anos, a proporção de mulheres
que abriu um negócio no Brasil por oportunidade passou de 38% para 69%. No Amazonas, 44% dos
empreendedores são mulheres, dado que corresponde a 55.700 empresas gerenciadas por elas, segundo registros do Sebrae-AM.
Outro estudo encomendado pelo Sebrae e o IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade,
mostra que nos últimos três anos e meio, o número de mulheres que empreenderam cresceu em uma taxa de 15,4%.
Coincidência ou realidade?
Uma história que reflete os números acima é da gestora Michele Guimarães, fundadora e consultora da
empresa Fora da Caixa – Gestão para Excelência, companhia que atua há quatro anos no mercado. Com um currículo bastante extenso e de dar inveja a muitos homens, Michele coleciona em sua história uma
carreira de méritos e conquistas.
Antes de montar sua empresa em 2014, ela atuou 11 anos como executiva de marketing e vendas, e passou por multinacionais como Ambev, Johnson & Johnson e Petróleo Ipiranga, onde acumulou conhecimento, experiência e motivação que contribuíram para seu crescimento profissional e seguir na conquista do seu espaço no mundo dos negócios.
“A profissional que sou hoje foi lapidada conforme o tempo em todas as empresas por onde passei. Nelas aprendi auto responsabilidade, senso de urgência e principalmente a conviver com diferenças, sempre me adaptando aos ambientes e filosofias de cada uma. Aprendi a lidar com os fracassos também, e como executivo de marketing e venda eu tinha que dar resultados. É importante ter um olhar clínico para você mesmo e sempre tive que aprender a rever onde errei. Aprendi a ouvir feedback, tantos os elogios como as críticas. Ouvir, absorver e balancear o que era útil para o meu crescimento. Todo esse aprendizado me lapidou a ser a pessoa e profissional que sou hoje”, disse.
A empresa Fora da Caixa ajuda treinar equipes de empresas de pequeno e médio empreendedor com foco em atendimento, vendas e marketing. Além disso, ajuda a planejar e desenvolver projetos, através da execução de políticas e processos operacionais. “Hoje a minha empresa está há quatro anos no mercado. É uma consultoria de gestão com excelência focada na melhoria de gestão de pequeno e médio negócio. Temos dois colaboradores, mas temos vários parceiros que atuam comigo, que oferecem consultoria financeira, fiscal e gestão de sistema, realizando todo um trabalho para que aquela empresa consiga maximizar seus resultados”, explicou.
Após ser uma das escolhida entre 250 jovens líderes da América Latina, pelo então presidente, Barack
Obama, para participar de um programa de imersão empresarial da Casa Branca, chamado YLAI (Young
Leaders of the Americas Initiative), a empresária conta que o faturamento de sua empresa Fora da Caixa
cresceu quase que 100%, além de ter uma grande valorização dentro do segmento no Estado.
“Depois da minha chegada desse intercâmbio a empresa teve um crescimento muito grande. Eu apliquei
tudo o que pude aprender em gestão empresarial e trouxe essas novidades para o Amazonas. Os EUA são o número 1 em empreendedorismo e inovação”, afirmou.
Michele é uma das fundadoras e ex-vice-presidente da AJE-AM (Associação de Jovens Empresários do
Amazonas), entidade ligada à CONAJE (Confederação Nacional de Jovens Empresários), com 36 mil
associados no país. Em 2016, teve seu trabalho em gestão estratégica reconhecido pela Aleam
(Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas), com a comenda Ordem do Mérito por referência de
liderança feminina no Estado.
Negócio que inspira outras mulheres
Esposa, mãe e avó de dois netos, a manauara Márcia Regina Arruda, mergulhou no mundo dos negócios após ser demitida de uma empresa onde trabalhou há muitos anos. Independente e motivada, buscou no comércio uma grande oportunidade de abrir o próprio empreendimento e conquistar sua liberdade financeira. Após uma longa pesquisa, resolveu usar todo o dinheiro da sua rescisão contratual para abrir uma loja de Confecção e acessórios femininos, a Maria Chic Moda e Acessórios
“Tudo começou há mais ou menos sete anos quando tive que ficar afastada por seis meses do trabalho. Ao retornar do tratamento fui mandada embora. Foi aí que tomei a decisão de iniciar o meu próprio
negócio. No início não sabia ao certo o que ia fazer, sempre tive vontade de trabalhar com comércio,
vendas, desde o tempo da escola já vendia produtos para ter uma renda extra, foi quando surgiu a ideia
de vender artigos de moda”, disse.
Ao longo dos meses, a empresária percebeu que poderia agregar mais produtos e começou a vender artigos para presentes e produtos de Sex Shop. Mesmo com a visão empreendedora, Márcia conta que haviam muitas barreiras do preconceito a serem quebradas até o sucesso do negócio.
“Em uma viagem que fiz, investi R$ 500 em produtos de sex shop, vendi tudo em uma semana, foi quando percebi o quanto esse mercado era promissor, comecei a estudar fornecedores, produtos e resolvi abrir outra loja somente com produtos de sex shop. A minha proposta era quebrar paradigmas para esse mercado onde ainda havia muito preconceito, foi aí que nasceu a Maria Chic Sex Shop”, disse.
Há 6 anos no mercado e 18 colaboradores, a loja tornou-se referência na Zona Leste, com vendas no
atacado e aarejo. O sucesso do empreendimento foi tão grande, que loja foi projeto de alguns TCCs para estudantes, e serviu de inspiração para algumas mulheres que estavam planejando em abrir o próprio empreendimento. Hoje Márcia possui duas lojas destinadas para artigos de festas e decoração e uma de sex shop.
“Levando em consideração que abri a loja em um ano de crise vejo que foi um resultado muito positivo
porque consegui expandir os negócios. Comecei com a loja de artigos de roupas femininas que virou a
Maria Chic Sex Shop e consegui criar mais duas lojas de artigos de festas, a Maria Festas e
Decorações”, afirmou.
Incentivo ao empreendedorismo
Com o objetivo de incentivar mulheres empreendedoras, Frempeei (Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e aos Empreendedores Individuais do Amazonas), da Aleam, realizou no último dia 3, a primeira edição do “Shopping Itinerante”, no bairro Redenção, zona Centro Oeste de Manaus. A ação faz parte do projeto “Pequenas Empresas, Grandes Mulheres”, idealizado pelo deputado Adjuto Afonso (PDT), presidente da Frempeei.
O objetivo do projeto é dar oportunidades para as mulheres que sonham em ter o seu próprio negócio, ou já são empreendedoras e buscam ampliar as oportunidades. A dinâmica começa durante as ações da
Frempeei nos bairros, seguida da “Oficina Oficina do Empreendedor”, na Escola do Legislativo, ocasião
em que são oferecidos cursos de capacitação para os participantes, como por exemplo, técnicas de
vendas, como atrair, conquistar e manter seus clientes, consultoria jurídica e de linha de crédito.
A edição contou com a participação de 12 mulheres, que na ocasião colocaram para vendas produtos, como roupas e acessórios, itens de pet shop, além dos serviços de manicure, pedicure e corte de cabelo.
Érica Gandra, empreendedora, uma das sócias do “Espaço Bunitta”, participou de todo processo, e
garantiu que foi uma grande oportunidade para apresentar seu negócio. Ela disse que percebeu a
diferença que faz um pequeno investimento, como a criação de uma logomarca e fardamento para
identificação durante as vendas. Ela comercializa produtos de sex shop e cosméticos variados.
“Agradeço a oportunidade de ter participado das ações. Pude aprender mesmo mais um pouco sobre
técnicas de vendas e mostrar o nosso trabalho no Shopping, foi muito produtivo e gratificante, espero
poder participar sempre”, disse Érica.
O deputado Adjuto Afonso, presidente da Frempeei e idealizador da ação, explica que o projeto Pequenas
Empresas, Grandes Mulheres, lançou também a Reme (Rede de Mulheres Empreendedoras), com uma série de ações voltadas ao público feminino, e o motivo de direcionar esforços em prol da classe feminina.
“Nosso objetivo é incentivar cada vez mais o empreendedorismo. Entendemos que as mulheres hoje estão partindo com força para esse segmento, que atuam dentro e fora de casa, como manicures, cabeleireiras, revendedores, e outras, que precisam de um incentivo e uma oportunidade. Nós, da Frempeei, estamos direcionando ações para incentivar cada vez mais essas mulheres, que representam 46% em atividades empreendedoras no Estado”, destacou o parlamentar.
Fonte – Jornal do Commercio