Vai ter inicio no dia 11 de abril de 2025 um atendimento gratuito para Microempreendedores Individuais (MEIs) e contribuintes que necessitam regularizar o Imposto de Renda. O serviço será prestado pelo alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Marta Falcão Wyden por intermédio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e estará disponível até 31 de maio de 2025, nas instalações da faculdade, localizadas na Rua Natal, nº 300, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.
O atendimento ocorrerá de terça a sábado, em horários específicos, na sala 403, 4º andar, do prédio da faculdade, com supervisão do coordenador do projeto NAF, professor e contador João Rezende Dantas. O objetivo é apoiar a comunidade local no cumprimento de suas obrigações fiscais de forma gratuita, oferecendo orientação especializada a MEIs e outros cobradores.
Serviços oferecidos:
Além da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) para MEIs, o atendimento inclui a regularização do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e a atualização de CPF — serviços essenciais para microempreendedores e cidadãos que precisam regularizar sua situação fiscal junto à Receita Federal.
Horários de atendimento: terça-feira: 14h às 17h, sexta-feira: 14h às 17h e sábado: 09h às 12h.
Sobre a Declaração do MEI e Imposto de Renda:
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem declarar o Imposto de Renda como Pessoa Física e entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que inclui informações sobre o faturamento anual do MEI (limitado a R$ 6.750,00 por mês) e a contratação de até um funcionário, se aplicável. O atraso na entrega da declaração pode resultar em multa, que varia de 2% ao mês de atraso, limitada a 20% sobre o valor total dos tributos declarados, com valor mínimo de R$ 50,00.
Serviço gratuito e acessível:
O atendimento é totalmente gratuito e visa apoiar os contribuintes, especialmente os MEIs, no cumprimento de suas obrigações fiscais, promovendo a regularização e o bom funcionamento das pequenas empresas da região. Para participar, é necessário levar uma lata de leite, que será destinada a uma instituição de atendimento a crianças ou idosos, como forma de contribuir com a comunidade local. A coordenação do projeto ressalta a importância de buscar esse atendimento especializado para garantir o cumprimento das declarações e evitar deliberações futuras.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação/Ascom