Instituto CNA assina acordo de cooperação para testar sistema de rastreabilidade
O Instituto CNA (ICNA) e a Escola Superior do Agronegócio Internacional (ESAI) assinam neste sábado (27) um acordo de cooperação para dar início aos testes de campo do sistema de rastreabilidade de produtos agropecuários desenvolvido em parceria entre CNA e EMBRAPA Gado de Corte.
O objetivo do sistema é atender diferentes requisitos para exportação de produtos brasileiros. Com a parceria, os testes de campo começam com a utilização do rebanho bovino da fazenda Sanga Puitã, propriedade rural onde funciona a sede da ESAI, na região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), a 72 quilômetros de Brasília.
A iniciativa é a etapa final de desenvolvimento do software, iniciado há dois anos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Embrapa Gado de Corte para desenvolver a plataforma de Qualidade CNA, que vai reunir todas as informações necessárias para que os produtores brasileiros cumpram as exigências no mercado internacional para produtos do agronegócio brasileiro.
Desta forma, o setor privado passará a oferecer aos parceiros comerciais um sistema de rastreabilidade completamente automatizado. A CNA já realiza a gestão da informação dos protocolos de rastreabilidade de raças bovinas, agregando valor aos produtos gerados pela certificação de qualidade realizada pelas associações de raça.
A CNA e a ESAI assinarão um plano de trabalho conjunto para a execução dos testes, que terão início no sábado com previsão para ser finalizado em abril deste ano. É neste período que serão feitos os ajustes para aprimorar a versão final do sistema. O objetivo é atender os protocolos de acordo com a demanda dos países importadores de produtos como a carne bovina.
Assinarão o acordo o Secretário-Executivo do Instituto CNA, André Sanches, e o Presidente da ESAI, Wilfrido Augusto Marques.
Acompanharão o início dos testes representantes da CNA, da Escola Superior do Agronegócio Internacional, além de auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Fonte – CNA