Nesta quinta-feira, 3, às 17h, o projeto Cores do Pará, com o patrocínio da Equatorial Pará, entrega à capital paraense um mural de arte urbana à céu aberto na rua dos Mundurucus, no bairro do Jurunas. A obra possui 540m² e tem como mensagem o cuidado e a preservação do meio ambiente.
O painel foi pintado com técnicas de grafite e muralismo e tem como título: “Ressignificar para Preservar: um novo olhar sobre o meio ambiente urbano”. Os responsáveis pela arte são Danoelly Cardoso, artista visual formada por oficinas do próprio Cores do Pará, e o artista e arte-educador Waldir Lisboa.
De acordo com Dannoelly Cardoso, a intervenção urbana se apresenta como ferramenta de educação ambiental e de promoção de sustentabilidade.
“Abordamos temas que são importantes para a Amazônia e para o Brasil. Por meio desta arte discutimos preservação, clima, biodiversidade, povos e comunidades tradicionais e o descarte irregular de lixo”, afirma.
Michelle Miranda, analista da Responsabilidade Social da Equatorial Pará, a área onde o painel está instalado será um ponto de encontro da cultura e da arte em Belém, após esse espaço ter passado por revitalização.
“Essa é uma arte ambiental, não somente por estar associada a essa temática, mas sobretudo por causar um impacto no cenário em que está, uma transformação no visual urbano que traz mais cor e cultura para a região. A Equatorial Pará acredita na arte, nos artistas da Amazônia e em suas mensagens de preservação e por isso apoia essa inciativa”, ressalta Michelle.
André Monteiro, produtor cultural que coordena o Cores do Pará ressalta a importância do projeto para a cidade.
“As intervenções do Cores do Pará despertam nas pessoas a credibilidade que outra cidade é possível: mais limpa, digna e com o colorido da arte urbana. A obra no Jurunas e a iniciativa se consolidam como uma importante tecnologia social em prol do meio ambiente” conclui.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação



