Museu Casa Eduardo Ribeiro comemora 8º aniversário com música, teatro e oficina de turbante

Cultura

Inaugurado em 18 de março de 2010, com o intuito de recuperar a história pessoal, militar e administrativa de Eduardo Ribeiro, ex-governador do Amazonas, o Museu Casa Eduardo Ribeiro irá comemorar o aniversário de oito anos, neste domingo (18/03), com uma programação especial que se estenderá para os dias 20 e 21 de março, sempre com entrada gratuita.

Dando início aos festejos, o Grupo Teatro em Cena irá apresentar no dia 18 de março, às 10h, o espetáculo “Treta Preta”, que traz reflexões sobre questões raciais e discriminação. O elenco é composto por Vitor Figueiredo, Lu Maia, Daniely Lima, Lorena Amaro e Kevin Sobreiro.

No dia 20, às 9h, a programação continua com a Oficina de Turbante, promovida pelo Grupo de Expressões Artísticas e Populares (Geap). De acordo com o coordenador do Geap, Otto Franco, durante a oficina, além da apresentação dos tecidos africanos e suas possibilidades de formas, também será mostrada uma breve história dos turbantes e seus significados na sociedade, convidando os participantes à reflexão e compreensão do poder do preconceito e exclusão social.

Encerrando as comemorações de aniversário, no dia 21, o Grupo Papo de Preto, apresentará um espetáculo musical em homenagem à cultura negra, às 10h.

A gerente do Museu Casa Eduardo Ribeiro, Marizete Brandão, destaca a importância do espaço. “Recebemos muitas visitas ao longo desses anos por pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre a história e a casa onde morou o primeiro governador negro do Amazonas, Eduardo Ribeiro, considerado um grande transformador do Estado”, comenta. “O Museu também está cada vez mais requisitado, pois muitos dos nossos visitantes falam deste espaço cultural para seus amigos e familiares, criando um link e despertando a curiosidade”.

 

Fonte – Secom

Deixe um comentário