Ciência e Tecnologia

Novas estratégias contribuem para o tratamento do AVC hemorrágico

Segundo o professor Octávio Pontes, o Congresso Mundial de AVC Hemorrágico, em Toronto, no Canadá, traz novidades no tratamento do manejo dos pacientes com essa condição. O acidente vascular cerebral hemorrágico, subtipo de AVC de pior prognóstico, com uma alta taxa de mortalidade e morbidade, até recentemente não tinha ainda estratégia de tratamento com elevado grau de evidência científica e de eficácia na redução de incapacidade funcional desses pacientes”, esclarece.

Pontes diz que as novas estratégias vão contribuir para melhor evolução funcional dos pacientes com AVC hemorrágico. Uma delas, os resultados do estudo Interact mostraram que o manejo do paciente com AVC hemorrágico dentro de parâmetros de metas agressivas de controle da pressão arterial, de reversão de anticoagulação, de controle da glicemia e da temperatura é capaz de melhorar a evolução funcional desses pacientes. “Então, uma estratégia de manejo intensivo idealmente em terapia intensiva neurológica com o controle dessas variáveis melhora a evolução funcional dos pacientes.”
O segundo estudo realizado pelo professor Octavio Pontes e publicado este ano recebeu bastante destaque no Congresso em Toronto. Ele conta que o estudo mostra que a cirurgia minimamente invasiva, muitas vezes com a injeção de trombolíticos dentro do hematoma de forma estereotáxica, para a evacuação desse hematoma, sem realmente fazer uma cirurgia de descompressiva extensa para a evacuação do hematoma, essa abordagem minimamente invasiva é eficaz e segura na redução de incapacidade funcional dos pacientes com AVC e leva à redução também da mortalidade desses pacientes. Então, ressalta o professor, uma estratégia clínica e uma estratégia cirúrgica finalmente foram comprovadas para redução de incapacidade funcional desses pacientes com AVC hemorrágico.

 

Fonte – USP

Foto – Divugação

 

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps