Produtos regionais do Amazonas ganham espaço em evento internacional de gastronomia

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O guaraná de Maués, que recentemente recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG), e outros produtos da culinária amazonense como azeite natural de castanha do Brasil, farinha de mandioca e chocolates com matéria-prima exclusivamente amazônica, tem participação garantida na terceira edição do Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação (Sirha). O evento acontece nos dias 14 a 16 de março, em São Paulo (SP), e conta com a presença de 250 expositores de marcas brasileiras e internacionais.

A participação dos quatro empreendedores na Feira é viabilizada a partir de subsídios e apoio contínuo do Sebrae no Amazonas, através de projetos relacionados ao setor de agronegócio. “O envolvimento dos produtores rurais em eventos de grande porte como a Sirha possibilita que os produtos cultivados na região ganhem espaço e seja mais competitivos”, ressalta a analista técnica do Sebrae no Amazonas, Maria Vieira.

O Sirha, realizado em seis países incluindo o Brasil, é voltado para profissionais de foodservice e hotelaria, apresentando grande momento para a busca de novos mercados, parcerias e oportunidades de exportação dos produtos. Por esse motivo, o Sebrae no Amazonas selecionou produtores rurais para participar do evento, gerando visibilidade aos artigos de produção local.

Um dos empreendedores escolhidos para representar o Amazonas foi Marcio Cunha, do município de Tefé (cerca de 522 quilômetros de Manaus), proprietário da empresa Jutica Produtos da Amazônia, que é responsável pela produção de azeite de castanha do Brasil, castanha do Brasil, farinha de mandioca e farinha de tapioca sem a utilização de agrotóxicos. Em sua segunda participação no evento, o produtor conta que as expectativas são altas e que pretende superar o desempenho alcançado na última edição.

“Queremos que a nossa participação seja a mais produtiva possível. Vamos ter a oportunidade do contato direto com empresas do mundo todo especializadas em gastronomia e hotelaria, garantindo valorização do nosso produto. O diferencial do evento é o real interesse das empresas em conhecer os nossos produtos. É algo muito satisfatório.” conta, Marcio.

Ainda de acordo com o produtor, o acompanhamento do Sebrae no Amazonas por meio de consultorias e cursos especializados, tem sido fundamental para que essas oportunidades cheguem ao seu empreendimento. “É certo que sem o Sebrae nós jamais teríamos conseguido essa repercussão toda. Por meio dessa ajuda, tivemos a oportunidade de ter contato direto com chefs de cozinha internacionais, como o Claude Troisgros, que ao provar do nosso óleo de castanha do Brasil, resolveu fazer uma receita ali mesmo, na frente de todo mundo. Foi inesquecível ”, reforça.

O guaraná de Maués que recentemente recebeu o primeiro selo de Indicação Geográfica (IG) de 2018, também garantiu espaço reservado para divulgação do fruto tanto em sua forma natural como também em rama, bastão, pó e em forma de xaropes.

O vice-presidente da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Maués, Luca D´Ambros, italiano, morador de Maués (aproximadamente 253 quilômetros de Manaus) e dedicado ao plantio e venda do guaraná desde 2002, vai participar pela primeira vez da feira e fala que a oportunidade cria novos laços de mercado e mostra o grande potencial que o produto tem dentro da gastronomia regional.

“A feira serve como uma vitrine para mostramos o que produzimos de melhor e estou muito feliz pela oportunidade de apresentar para profissionais da gastronomia mundial a capacidade de sabor do guaraná produzido em Maués, que hoje carrega o selo de Indicação Geográfica. Quero que o guaraná ganhe visibilidade e consiga novos mercados dentro e fora do Brasil.” Conta o produtor.

 

Fonte – Sebrae/Am

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