Geral

Setor de panificação emite sinal de força no Brasil e Manaus concentra 79% das padarias do Amazonas

Brasil registra mais de 81 mil novos negócios de panificação em 2026, com alta de 22,5% em relação ao ano anterior.
Capital amazonense soma 2.587 estabelecimentos ativos, impulsionada pelo empreendedorismo local e predominância de microempresas.
Parceria entre Sebrae e Abip busca qualificar a gestão, incentivar a inovação e fortalecer o pão francês na mesa dos brasileiros.

A força econômica da panificação no Brasil ganha novos contornos com dados que confirmam a expansão acelerada do setor em 2026. Em celebração ao Dia Mundial do Pão, comemorado nesta sexta-feira (16), levantamento do Sebrae com base em registros da Receita Federal aponta a criação de 81.437 novos pequenos negócios ligados à fabricação e ao comércio de panificados entre janeiro e setembro deste ano. O volume representa um crescimento de 22,5% em comparação com o mesmo período de 2025, abrangendo microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. No Amazonas, a capital Manaus desponta como o principal polo do segmento, reunindo 2.587 padarias ativas — equivalente a 79% de todo o ecossistema panificador do estado. Com movimentação bilionária nacional e forte apelo no comércio de vizinhança, o setor demonstra alta capacidade de gerar empregos e impulsionar o empreendedorismo regional.

Presente diariamente na mesa de milhões de famílias, o pão consolida-se como um dos principais motores de movimentação financeira e geração de oportunidades de trabalho em todo o território nacional. Celebrado no dia 16 de outubro, o Dia Mundial do Pão reforça o dinamismo de uma cadeia produtiva que conecta o campo, a indústria de alimentos e o comércio comunitário nos bairros.

Segundo levantamento realizado pelo Sebrae na primeira quinzena de outubro, com base em dados do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da Receita Federal — especificamente nos segmentos de “Comércio Varejista de padaria, laticínio, doces, balas e semelhantes” (47211) e “Fabricação de produtos de panificação” (10911) —, o Brasil abriu 81.437 novos pequenos negócios no setor entre janeiro e setembro de 2026. A marca supera com folga o desempenho registrado no mesmo intervalo de 2025, quando foram abertos 66.485 empreendimentos, registrando um avanço de 22,5%.

Dimensão nacional e impacto econômico

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) indicam que o Brasil possui mais de 120 mil padarias em funcionamento regular. Ao considerar empresas de diferentes portes e atividades correlatas à panificação e confeitaria, o segmento reunia 332.558 negócios ativos em 2025.

No mesmo ano, o faturamento do setor alcançou R$ 164,12 bilhões, montante equivalente a 1,29% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A atividade responde ainda por aproximadamente 2,76 milhões de empregos diretos e indiretos no país.

A relevância social e econômica do segmento reflete-se na rotina da população: diariamente, cerca de 50 milhões de brasileiros frequentam padarias e confeitarias. O consumo nacional de produtos panificados é estimado em 6 milhões de toneladas por ano, com destaque absoluto para o tradicional pão francês, que responde por 34,39% desse volume — o equivalente a aproximadamente 2,03 milhões de toneladas anuais.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os indicadores comprovam a capacidade de transformação impulsionada pelos pequenos negócios nas comunidades:

“Ao mesmo tempo em que o Brasil cresce, está gerando processo de inclusão, o que faz aquecer a economia do país. Estamos pulverizando oportunidades e um exemplo é o segmento das padarias. Por trás de cada padaria, existem pequenos negócios que movimentam a economia dos bairros, criam empregos e fortalecem suas comunidades. O Sebrae atua para que esses empreendedores tenham acesso à capacitação, à inovação e às oportunidades necessárias para crescer e prosperar”, pontua Décio Lima.

Parceria estratégica e incentivo à gestão

Para apoiar a evolução do setor frente às transformações do mercado, o Sebrae Nacional e a Abip mantêm cooperação voltada ao aprimoramento da gestão empresarial, qualificação produtiva e inovação. O presidente da Abip, Alex Martins, ressalta a relevância da atuação conjunta:

“Neste Dia Mundial do Pão, celebramos um alimento presente diariamente na vida dos brasileiros e reconhecemos a importância das padarias para a economia e a geração de empregos. A parceria entre a Abip e o Sebrae Nacional contribui para fortalecer esse setor, levando aos empresários ferramentas, capacitação e orientações para aprimorar a qualidade dos produtos, especialmente do pão francês, e melhorar a gestão dos negócios”, afirma Alex Martins, acrescentando que o foco permanente é garantir que os empreendimentos sigam evoluindo para atender cada vez melhor aos consumidores.

Raio-X da panificação em Manaus

No contexto regional, a capital do Amazonas destaca-se pela expressiva concentração de estabelecimentos panificadores. Segundo dados do cadastro de CNPJ da Receita Federal recalculados em outubro de 2026, Manaus conta com 2.587 padarias ativas, das quais 99% possuem telefone cadastrado. O município sozinho concentra 79% das 3.291 padarias ativas em todo o estado do Amazonas.

A dinâmica de expansão na capital acompanha o ritmo estadual: nos últimos 12 meses, foram abertas 418 novas padarias na cidade, representando 16% do ecossistema ativo atual.

O perfil do mercado manauara caracteriza-se por forte pulverização e presença de pequenos empreendedores. Cerca de 62% dos estabelecimentos da cidade estão registrados como Microempreendedores Individuais (MEI) — índice superior à média do estado do Amazonas (58%). Empresas de pequeno porte ou maiores (EPP+) somam 9% do total na capital.

Distribuição geográfica e perfis de operação

A presença das padarias em Manaus varia de acordo com as características demográficas e econômicas de suas zonas urbanas:

Bairro Cidade Nova: Lidera a distribuição geográfica no município, abrigando 195 padarias ativas. Por se tratar do bairro mais populoso de Manaus, a região atrai elevada densidade de comércio de vizinhança.

Zonas Norte e Leste: Caracterizadas por alta densidade populacional, concentram grande volume de padarias de bairro. Em consonância com análises do Sebrae e da Euromonitor para as regiões Norte e Nordeste, os estabelecimentos operam predominantemente como minimercados de conveniência, acumulando funções além da venda tradicional do pão.

Zonas Centro-Sul e Oeste: Embora apresentem menor quantidade numérica de estabelecimentos em relação à periferia, abrigam operações de maior porte voltadas aos formatos de brunch, cafeterias gourmet e confeitaria fina, com exemplos consolidados em bairros como o Parque 10.

Para o planejamento de novos investimentos na região, entidades como o Sebrae Amazonas e o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (SINDPAM-AM) compilam periodicamente indicadores atualizados para orientar empresários do setor.

 

Fontes – Agência Sebrae / Prospecta Vendas (Receita Federal) e SINDPAM-AM

Texto com apoio da Inteligência Artificial/Edição da Coopnews

Foto – Divulgação/Ascom da Feira de Panificação

 

setor de panificação padarias em Manaus

 

Formalização ajudou 75% dos MEI a vender mais, aponta pesquisa do Sebrae – https://radiowebcoopnews.com.br/formalizacao-ajudou-75-dos-mei-a-vender-mais-aponta-pesquisa-do-sebrae/

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps