Sustentabilidade, cultura e bem-estar financeiro são temas centrais em Fórum Nacional de Presidentes do Sicredi
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 7,5 milhões de associados em todo o país, promoveu, nos dias 26 e 27 de março, o Fórum Nacional de Presidentes. O evento reuniu aproximadamente 160 pessoas, entre lideranças das cooperativas e centrais, Conselhos de Administração e Fiscal da SicrediPar, e colaboradores do Centro Administrativo Sicredi (CAS). O objetivo do evento anual foi fazer um alinhamento estratégico sobre temas do presente e futuro com os participantes, trazendo-os à discussão e à reflexão de temas ligados ao ESG.
O presidente do Conselho de Administração da SicrediPar, Fernando Dall’Agnese, recebeu os participantes com uma fala de abertura, na qual ressaltou os direcionamentos da instituição financeira cooperativa para os próximos anos, principalmente para a questão da sustentabilidade, estratégica para o negócio cooperativo. “Momentos como este, que nos permitem um olhar sistêmico e colaborativo, são parte fundamental do nosso modelo de negócio e ainda mais necessários para garantirmos os alinhamentos em todas as nossas cooperativas. Sustentabilidade, cultura e bem-estar financeiro estão constantemente em nosso dia a dia, mas podem e devem ser ainda mais aprofundados. Afinal, o nosso tempo é agora e zelar pelo futuro do cooperativismo de crédito e das pessoas impactadas pelo nosso trabalho é sim nosso dever neste Fórum”, afirmou Dall’Agnese.
Na programação do primeiro dia, houve apresentação do case “Sustentabilidade como Ativo” da marca Nestlé Brasil, feita por Mariana Marcussi, diretora de Marketing de Chocolates, seguida de bate-papo sobre os resultados desta empresa mediado por Alexandre Barbosa, diretor executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi, e Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ. Além disso, foi discutida a estratégia de sustentabilidade do Sicredi, também conduzida pelo diretor Alexandre Barbosa, com a participação de Candice Mascarello, sócia-diretora do BCG, e Gustavo Freitas, diretor executivo de Negócios, Crédito e Produtos do Sicredi, finalizada com case da cooperativa Sicredi Conexão.
O tema cultura e o seu impacto no sucesso das organizações foi pauta do dia 26, à tarde, conduzido por Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e Estratégia no iFood. A pauta sobre a estratégia do Sicredi nesta área foi liderada por Daniele Schmidt, diretora executiva de Pessoas e Cultura; Marcio Port, presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste; e Cris Duclos, diretora executiva de Marketing e Experiência.
Especial – Como palestrante internacional, em formato on-line, o Fórum Nacional de Presidentes do Sicredi recebeu, no segundo dia, Raj Sisodia, que é professor, escritor e cofundador do movimento Capitalismo Consciente. Em sinergia com o modelo de atuação do Sicredi, Sisodia pôde explanar sobre uma dinâmica mais humanizada nos negócios, destacando a importância de propósitos além do lucro, como defensor incansável da sustentabilidade corporativa. Ele é pioneiro na abordagem e fundador do movimento “Empresas Conscientes”.
Esta agenda foi antecedida de apresentações sobre inclusão e educação financeira, ministradas por Luis Mansur, chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central, e Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva. Para maior aprofundamento, a atuação do Sicredi voltada ao bem-estar financeiro dos seus associados foi abordada pelo diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, Cesar Bochi, e Marcus Vinicius Barboza, diretor executivo de Riscos. A cooperativa Sicredi Ouro Verde ilustrou a temática, com um case sobre educação financeira na sua região.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação