Estudo do Ailos revela que 60% dos cooperados 60+ preferem produtos financeiros com foco em investimentos

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Dados do Banco Central revelam que a região Sul do Brasil concentra 50% dos participantes do cooperativismo de crédito. Dessa classe, a maioria (31%), têm mais de 50 anos, sendo 51% do sexo masculino e 49% do sexo feminino.

Com a proximidade do dia 01 de outubro — data que celebra o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade — o Ailos, sistema de cooperativas de crédito que conta com mais de 1,6 milhão de cooperados, produziu um levantamento que mostra que o grupo 60+ representa 14% da sua base total de cooperados. A distribuição por gênero segue o mesmo padrão do mercado geral, sendo 52% para o público masculino e 42% para o feminino.

Em relação a produtos financeiros, o estudo identificou um comportamento diferente das gerações mais novas. O grupo 60+ prefere produtos com foco em investimentos. Segundo o levantamento, 60% preferem aplicações, poupanças e plano de cotas. Porém, 30% afirmaram que cartão de crédito e empréstimos também fazem parte da lista.

“Além disso, um aspecto interessante é a maior adesão a produtos de seguro. O grupo em questão demonstra um interesse particular por seguros, com destaque para os patrimoniais e de vida, indicando uma maior valorização desses produtos em comparação com outras gerações no mercado”, comenta Peterson Fernandes Colares, superintendente de Marketing do Ailos.

Uso de Tecnologia

O levantamento apresenta ainda que o comportamento do grupo 60+ em relação ao uso de aplicativos também varia quando comparado com as gerações anteriores. Para indivíduos acima de 60 anos, a taxa de acesso é de 71%. Já nas gerações mais jovens, o número chega a quase 90%.

O mesmo padrão se observa na frequência de uso. No grupo de pessoas acima de 60 anos, a frequência no acesso é 23% menor se comparado com as demais gerações.

“Esse estudo nos mostra que, apesar das diferenças de comportamento entre as gerações, o grupo acima de 60 anos valoriza mais a segurança e o atendimento presencial, em contraste com as gerações anteriores”, finaliza Peterson.

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Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

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